Secretaria de Saúde promove Semana de Mobilização contra o Aedes



Secretaria de Saúde promove Semana de Mobilização contra o Aedes

 

De 26 a 30 de novembro as crianças do Projeto “Viver em Harmonia” e as da EMEF “Dr. Adhemaro Godoy” junto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Controle de Vetores, promoveram a “Semana de mobilização ao combate à Dengue”.

A Semana Nacional de Combate ao Aedes começou dia 25 de novembro, a partir desta data até o dia 30 a população foi convocada para unir esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) do Ministério da Saúde orientou estados e municípios a realizarem atividades para instruir as comunidades sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito.

A mobilização pretende mostrar que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.

Foram desenvolvidas diversas ações para a eliminação de criadouros, bem como atividades educativas e de prevenção para promoção do ambiente seguro e saudável, livre das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti.

O verão está aí e a época mais propícia à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Faça sua parte, combata o Aedes.