Programa Internet para Todos em Cajobi

Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018, o Secretário Thiago Rodrigo de Oliveira Alves e Gestor de Convênios, Warner Depieri,de posse do Ofício assinado pelo prefeito Gustavo Sebastião da Costa, participaram de uma Reunião de Trabalho, na cidade de Potirendaba, a Convite da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), para habilitar o município de Cajobi e, posteriormente assinar o Termo de Adesão e fazer parte oficialmente do programa Internet para Todos. O Termo de Adesão será assinado em Brasília-DF.

Estiveram presentes na Reunião o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, técnicos do ministério e outras autoridades.

Para participar do programa, os municípios devem habilitar e assinar um convênio com o governo federal. A partir disso, antenas serão instaladas gratuitamente nas regiões sem conectividade, de modo a distribuir banda larga em um raio de até 2 quilômetros. O programa Internet para Todos, que levará banda larga a localidades sem conectividade. É um programa que vai utilizar o primeiro satélite de propriedade do governo brasileiro, e para quatro convênios: com os ministérios da Defesa, Saúde, Educação e também com osmunicípios.

Operacional por 18 anos, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) tem 30% da sua capacidade destinada a comunicações militares. Os outros 70% vão ampliar a conectividade também em escolas e unidades de saúde por meio de convênios com os ministérios da Saúde e da Educação.

Caberá às prefeituras definir a infraestrutura básica e as condições necessárias para a instalação da antena e dos equipamentos. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também deverá arcar com as despesas de energia elétrica que os equipamentos vão consumir.

O Internet para Todos não oferecerá conexão de internet gratuita, mas a preços reduzidos, pois muitas vezes a empresa tem um ônus para a prestação do serviço.

Para o prefeito Gustavo “Hoje a tecnologia é de suma importância para qualquer cidadão e atividades desenvolvidas em todas as áreas de trabalho, e a proposta do programa vem de encontro aos anseios de todos nós. E de nossa parte, iremos cumprir com as condições estabelecidas pelo Ministério e fazer o possível para que os cajobienses e monteverdenses tenham acesso à internet de qualidade e de baixo custo”.