EMEF "Saturnina Rosa Secches" o projeto "Agronegócio na Escola"

As professoras Leila Cristina Silva e Márcia Maria Menésio Sanches Sanches atentas as necessidades do mundo moderno,  desenvolveram com os alunos da EMEF "Saturnina Rosa Secches" o projeto "Agronegócio na Escola", que coloca o aluno em contato com o verdadeiro mundo do Agronegócio.

Em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cajobi e a Associação Brasileira de Agronegócio da Região, as professoras levaram os alunos a conhecer as atividades de produção de leite e o processo que envolve o gado de corte.

No projeto os alunos tiveram a oportunidade de aprenderem o trato dos animais em cochos e pasto, como funciona a ordenha mecânica, o armazenamento de sêmen, o resfriamento do leite, a seleção do macho para o corte e a fêmea para a produção de leite. Conheceram como é feita a entrega do leite para empresas e puderam se deliciar com pães de queijo oferecidos pelos proprietários.  Dessa forma tiveram a oportunidade de conhecer toda a cadeia produtiva.

Através deste projeto os alunos também   tiveram a oportunidade  de conhecer uma plantação de seringueira, e o processo de sangria encantou os alunos. A visita a plantação de Seringueira foi monitorado pelo biólogo Gabriel V. Silva, do Meio Ambiente Cajobi.

E, ainda junto com o Chefe de Departamento do Meio Ambiente, Fernando Viscondi, os alunos participaram da coleta e análise da água do Córrego do Coqueiro, a qual teve como resultado uma água de excelentes qualidade, bem como foi realizados outros testes como a sedimentação, a oxigenação e visto o PH da água.

Nossos agradecimentos ao Vandrei e Cássia Menésio pela oportunidade da visita e da aula dada aos alunos.