ALUNOS DE CAJOBI BRILHAM EM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Os alunos da Rede Municipal de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, participaram da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP “Nível A” 2018)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

As provas são compostas de 20 questões objetivas com 5 alternativas, sendo apenas uma correta, o conteúdo segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

A aplicação das provas foi realizada nas próprias escolas, no dia 30 de outubro. A Secretaria de Educação e a Prefeitura de Cajobi, deram apoio total a olímpiada, assumindo todos os custos para disponibilizar o material necessário, como a impressão das provas.

Segundo a coordenadora de matemática Carina Vanzella Sandrini, “Os alunos participaram em massa e os professores se empenharam ao máximo para a realização da olímpiada. O resultado foi tão satisfatório que alguns alunos chegaram a acertar 90% da prova (18 questões), os critérios de desempate foram as notas bimestrais das disciplinas de matemática e língua portuguesa e a assiduidade.”

Haverá uma cerimonia de premiação, com entrega de medalhas e premiação para os melhores colocados no município.

Classificação dos alunos no município.